2.png

Como remover ou editar um arquivo em uso no Windows?

Quem utiliza computador com sistema operacional Windows já deve ter se deparado com uma situação muito infeliz: precisar editar ou excluir um arquivo, mas a ação é barrada pelo software do próprio PC. Geralmente, isso ocorre quando o mesmo arquivo está em execução em um aplicativo diferente daquele que você usava, porém, é possível resolver o problema.

 

Por que o Windows impede que você edite ou remova um arquivo em uso?
Imagine que você abriu um arquivo qualquer no seu computador — um PDF, imagem ou até uma música — e após concluir a sua utilização, deseja deletá-lo ou editar seu nome, mas o sistema operacional do computador impede tão ação. Quando isso ocorre, a mensagem que aparece para o usuário é a de que “o arquivo está em uso noutro programa”. Apesar disso, raramente o Windows informa que outro programa é esse.

 

Mas, por que isso ocorre? Bom, durante a leitura de um arquivo, o sistema operacional impede que o usuário o mova de lugar, que o renomeie ou exclua-o porque há risco de danificar o arquivo, corromper dados, travar o programa, etc. Portanto, o ideal para o software é que uma coisa seja feita de cada vez.

 

Apesar desse problema, nós ensinamos como resolvê-lo. Confira os tópicos a seguir.

 

Como remover ou editar um arquivo em uso no Windows
A primeira coisa a ser feita é tentar localizar o programa que está lendo o arquivo que você deseja mover, deletar ou editar. Para isso, é sempre importante checar todas as janelas abertas dos aplicativos da barra de tarefas, pois a resposta pode estar ali. Se for o caso, basta abrir a janela do aplicativo desejado e clicar no X para fechá-la.

 

Outra forma de encontrar o aplicativo problemático é prestar mais atenção na mensagem de erro do Windows. Às vezes, a própria mensagem de erro já informa qual programa impede que você altere o documento; assim, basta encerrá-lo.

Fonte: Olhar Digital